CLIPPING - Jornais, Revistas e Sites


   Posts com a tag ‘ skol ’

Galo de lata da Skol: um case de sucesso e sustentabilidade.

9 de março de 2013
Como já comentamos aqui no blog, o Galo de Lata de Skol foi um job da Marcativa. Ontem (08/03) aconteceu um evento para homenagear todos os protagonistas desse grande projeto e para marca a despedida do Galo sustentável que faz o maior sucesso na cidade do Recife.

Os representantes das associacoes e empresas que atuaram na construção do Galo de Lata receberam um quadro homenagem com a foto do Galo. São eles Aline Lasza (Sócia-diretora da Marcativa),, Rômulo Meneses (representante do Galo da Madrugada), Guilherme Menezes, Patricia Bertini (Coordenadora de eventos da AmBev Recife),Thiana Santos (artista plástica) e Renata Pedrosa (representante da prefeitura de Recife).


A artista plástica Thiana Santos admira o Galo de Lata da Skol



Uma representante das associações recebe o quadro homenagem de Patricia Bertini. É importante ressaltar que a AmBev comprou as latas que formaram o Galo nas associações e ONGs envolvidas na construção do Galo. Com o desmonte da escultura, a AmBev irá doar as latas para as mesmas associações.


Brindando o belíssimo trabalho que todos nós entregamos a cidade do Recife. Na foto Aline Lasza, Guilherme Menezes, Patricia Bertini, Thiana Santos, Renata Pedrosa, Romulo Meneses e Leo Santos (Coordenador da construção do Galo de Lata Skol)

O evento foi para homenagear os protagonistas do projeto Galo Skol, mas no dia 08/03, as mulheres são as verdadeiras protagonistas. Parabéns a todas! Na foto da esquerda para a direita: Patricia Bertini , Aline Lasza , Renata Pedrosa e Thiana Santos.
 criadesignblog

Skol cria galo gigante no Carnaval em homenagem ao Bloco Galo da Madrugada, no Recife

Publicado em 10 Fev 2013 por Andressa

Galo Skol: homenagem ao tradicional bloco pernambucano
As empresas estão investindo no marketing durante o Carnaval. Dentre elas, as fabricantes de bebidas e de cerveja faturam alto durante a festa e criam várias estratégias para marcar presença na folia dos principais polos carnavalescos pelo país.
No Recife, o bloco Galo da Madrugada abre o Carnaval da cidade, levando mais de 1,5 milhão de pessoas às ruas todos os anos. A Skol aproveitou a oportunidade e, em homenagem ao símbolo do bloco, criou uma escultura gigante usando 35 mil latinhas de Skol.
O Galo Skol é criação da agência Marcativa Comunicação Estratégica, tem 15 metros de altura e 12 toneladas, e foi exibido na abertura oficial do Carnaval de Recife, na sexta-feira 08. Mas o Galo da Skol ficará exposto durante todo o mês de fevereiro, e está concorrendo ao Guinness como Obra de Arte com o maior número de latas do mundo. A artista plástica Thiana Santos assina o projeto artístico.
Todos os anos, um galo gigante é montado pela Prefeitura e organizadores do Galo da Madrugada sobre a Ponte Duarte Coelho, na parte antiga do Recife e símbolo deste tradicionalíssimo bloco. A Skol patrocina também um camarote VIP em Olinda, outro centro do carnaval pernambucano.
Com informações da M&M

http://www.criadesignblog.com/post/19635/skol-cria-galo-gigante-no-carnaval-em-homenagem-ao-bloco-galo-da-madrugada-no-recife

_______________________________________________

Skol cria galo gigante no Carnaval em homenagem ao Bloco Galo da Madrugada, no Recife

Publicado em 10 Fev 2013 por Andressa




  0 Comentários dos leitores
Galo Skol: homenagem ao tradicional bloco pernambucano
As empresas estão investindo no marketing durante o Carnaval. Dentre elas, as fabricantes de bebidas e de cerveja faturam alto durante a festa e criam várias estratégias para marcar presença na folia dos principais polos carnavalescos pelo país.
No Recife, o bloco Galo da Madrugada abre o Carnaval da cidade, levando mais de 1,5 milhão de pessoas às ruas todos os anos. A Skol aproveitou a oportunidade e, em homenagem ao símbolo do bloco, criou uma escultura gigante usando 35 mil latinhas de Skol.
O Galo Skol é criação da agência Marcativa Comunicação Estratégica, tem 15 metros de altura e 12 toneladas, e foi exibido na abertura oficial do Carnaval de Recife, na sexta-feira 08. Mas o Galo da Skol ficará exposto durante todo o mês de fevereiro, e está concorrendo ao Guinness como Obra de Arte com o maior número de latas do mundo. A artista plástica Thiana Santos assina o projeto artístico.
Todos os anos, um galo gigante é montado pela Prefeitura e organizadores do Galo da Madrugada sobre a Ponte Duarte Coelho, na parte antiga do Recife e símbolo deste tradicionalíssimo bloco. A Skol patrocina também um camarote VIP em Olinda, outro centro do carnaval pernambucano.
Com informações da M&M

HeaderNossa decoração de Natal por Thiana Santos

15/11/2012 | Postado por Raquel Laureano em 3 Meninas | decoracao natal | Moda | vitrines | vitrines 3 meninas | Vitrinismo - (Comentários desativados)

Em nossa decoração de Natal, as garrafas de refrigerantes se transformaram em lindas peças de decoração com a ajuda da artista plástica Thiana Santos.
Conhecemos o trabalho de Thiana e ficamos encantadas, não são simples transformações de reuso de garrafas pet, mas uma verdadeira criação com design sofisticado e inovador.

Escolhemos bolas em tamanhos pequeno, médio e grande, colocamos iluminação em algumas delas e fizemos uma instalação na lateral da nossa vitrine…amamos o resultado !! Alguns “passarinhos brilhantes” vieram para anunciar a melhor época do ano: ” o aniversário de Jesus”.
E aí gostaram??
Atelier Thiana Santos
Rua da Aurora, 533 – 2º andar
Boa Vista – CEP: 50.040-090
Recife – PE – Brasil
55 (81) 9232.6273
55(81) 94599778
Conta Skype: tianasantos
E-mail: santostiana@gmail.com
 Prefeitura Municipal de Petrolina

Decoração natalina com garrafas PET


A ornamentação natalina da Praça Dom Malan traz novidades este ano. Toda a decoração será composta por peças produzidas a partir do reaproveitamento de garrafas pet. As 1.300 peças que estarão decorando a praça, foram confeccionadas por 30 pessoas que participam do Centro de Referência Assistência Social (CRAS), Mulheres rendeiras e da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Petrolina.

As oficinas tiveram duração de dois meses e foi ministrada pela artista plástica Thiana Santos, e teve o auxílio de oficineiros como a artesã Célia Maria, que considera que a ideia desse projeto conscientizou muitas pessoas em relação ao reaproveitamento dos materiais.

Essa é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), SEBRAE, SESC/SENAT.


Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
05/12/2012

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


PATRÍCIA MOURA  BIOJÓIAS

FLIPORTO Oficina de Biojoias ganha destaque na ECOFliporto

 No ano comemorativo do centenário de Nelson Rodrigues, a cidade de Olinda foi palco da oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) e de homenagens ao dramaturgo pernambucano. Entre 15 e 18 de novembro deste ano, o evento apresentou parte da magia do teatro nacional e internacional, trazendo especialistas no assunto e nas suas vertentes, a partir do tema “A Vida é um Espetáculo”.
A edição de 2012 trouxe junto a Ecofliporto, braço ecológico que visa à preservação ambiental e além de palestras, oficinas e lançamentos de livros, o COLETIVO BRASIL - MODA SUSTENTÁVEL marcou presença com o lançamento do Cordel Coletivo Brasil, escrito e ilustrado pelo músico e cordelista Allan Sales, narrando a história do movimento e a importância da moda sustentável no Brasil e no mundo. O Coletivo se fez presente ainda através de uma loja com produtos das seis marcas pernambucanas que integram o movimento.

Thiana Santos desenvolveu oficinas de reuso de pet e como sempre, foi um sucesso.

Mayara Pimentel, da marca 2Primas integrou uma das mesas redonda e abordou sobre a moda sustentável

Desenvolvi duas oficinas de biojoias e, de acordo com a assessoria de imprensa da FLIPORTO, foram destaque no braço eco do evento, conforme o texto abaixo, publicado no site do evento: http://www.fliporto.net/fliporto2012/ecofliporto-2/oficina-de-biojoias-ganha-destaque-na-ecofliporto/ 

Por: Rebeka Nascimento
A expectativa é para 20 pessoas, mas cerca de 25 pessoas participaram da oficina de Biojoias, realizada na noite de ontem (17), na EcoFliporto. Apesar do interesse ser maior por parte das mulheres, dois homens se destacaram ao participar da oficina. De acordo com Renato Moura, um dos alunos, sustentabilidade, seja em qualquer área, deve ser apreciada. “Tudo que envolve a preservação do meio ambiente me interessa. E não porque o assunto é na área de acessórios que eu não iria prestigiar”, frisou.
Para quem não fez o curso ontem, ainda tem a chance de conferir hoje à noite, às 19h, na EcoFliporto, localizada no Clube Atlântico. A artesã Patrícia Moura, responsável pela oficina, faz o convite: “O legal desse curso é poder mostrar que é possível sim produzir acessórios lindos, modernos e com elementos naturais que depois de serem usados, podem voltar sem nenhum prejuízo à natureza”, destacou

Abaixo, algumas imagens de mais uma ação desenvolvida com sucesso pelo nosso COLETIVO BRASIL - MODA SUSTENTÁVEL

Na boa companhia de Izabelle Barros (Coordenadora Geral de Extensão da UPE),Veronica Ribeiro (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco) e Cristiano Carrilho (Gestor de Educação Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco) 

Loja do COLETIVO BRASIL - MODA SUSTENTÁVEL; Patricia Moura Biojoias/ Brilac/ Thiana Santos/ 2Primas e Maria Ribeiro


Mesa redonda ‘Moda Sustentável: Tendência e Desafio’ com Izabelle Barros (Coordenadora Geral de Extensão da UPE) | Marcos Sales (Coordenador do Curso de Moda da Maurício de Nassau) | Ney Bastos (Professor e Pesquisador de moda sustentável da UFPE) | Mayara Pimentel (Integrante do Coletivo Brasil -  Moda Sustentável)]

Ney Barros, Patrícia Brito, Thiana Santos e Marco Sales
 Mayara Pimentel

Cordel do COLETIVO BRASIL (Allan Sales)


16 julho 2012

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


À Moda da Casa.

Sempre achei que a melhor parte dos sonhos é a ação, o movimento, a atitude para torná-los realidade. Essa coisa de viver se lamentando no "eu queria" sem fazer nenhum movimento para o querer, de fato, acontecer não faz parte da vida de um grupo de mulheres criadoras que nasceram ou elegeram Recife para viver. Em comum a todas, além de uma adorável capacidade criativa, o desejo de se agrupar de forma organizada, para, além promover o fortalecimento do grupo, desenvolver ações locais, nacionais e internacionais que contribuam para valorização do conceito da moda pernambucana, que além de receber a influência do intenso ritmo cultural que envolve Pernambuco, vem, cada vez mais, se destacando no cenário nacional e internacional pela valorização da sustentabilidade no processo criativo.

Ontem, 17/02, aconteceu nossa primeira reunião. O cenário não poderia ser mais significativo: Atelier de Tiana Santos, instalado no segundo andar de um sobrado lindo de morrer, fincado no coração da rua da Aurora, nas margens do rio Capibaribe. O entardecer lúdico cedeu lugar para uma noite linda com uma lua cheia que subia deixando seu rastro nas águas do rio. Ai meu Deus do céu! Como é lindo o "meu" Recife!

O atelier de Tiana deveria ser parada obrigatória para os que buscam inspiração a partir do reuso de materiais, uma viagem que a cada olhar promove uma nova descoberta.

Acima, o atelier, abaixo, os lustres criados por Tiana, a partir do reuso de garrafas pet.
Abaixo, Cristina Balari (Brilac), Tiana Santos, nossa anfitriã e Prazeres Accioly, da Arte Primitiva.

Pois bem, estavamos eu, a Prazeres Accioly (Arte Primitiva), Magali Marino (Gertrudes), Cristina Balari (Brilac) e a Tiana Santos, que é eco artista plástica. Ausência de duas queridas: Katia Costa Pinto e Ester Bispo, que completam a casa, ops, o grupo das sete mulheres criadoras.
Na pauta, a primeira mostra do grupo em São Paulo e o projeto de mais três eventos para o primeiro semestre do ano, além da estruturação do nosso movimento. Idéias, idéias, idéias, meu Deus, como fervilha a cabeça da mulherada. A-do-ro!

Assim, foi dado o primeiro e fundamental passo para nosso projeto. Passos regados à água de coco, vinho branco e antepastos deliciosos, temperados com a alegria e intensidade de seres que amam o que fazem. Assim se vive bem e feliz.

4 comentários:




Coletivo Brasil Moda Sustentável expôs belas peças como os anéis de PET da imagem.
_________________________
Na praça Respeita Januário, o Projeto Vaastu apresentou várias criações em PET, entre elas a parede da foto. O projeto é assinado por Mariama Freitas e Thiana Santos (escritório de arquitetura)
_________

Plástico


No Espaço Interferência Janete Costa, a artista Thiana Santos expôs uma bela luminária feita com rolinhos de folhas de PET.








Diario de Pernambuco

Recife, 18 de fevereiro de 2011, sexta-feira

No Mamam
A artista plástica Thiana Santos matriculada no curso de Carlos Melo - O Artista, O Sintoma e A Obra, promovido pelo Mamam, gratuitamente.

_______________________________________________________________________________________________

Todos Juntos no #SSE!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Confesso que estou ansiosa, mas serena. O lançamento será em 3 dias e minha felicidade é imensa.
http://sersustentavelcomestilo.blogspot.com/2011/01/todos-juntos-no-sse.html



Aqui algumas informações:

Integrantes #SSE:

Lourdinha Oliveira - Instituto Bantu -Pernambuco
Luciana Galeão - Comunidade Morro Alto da Sereia - Bahia
Flavia Aranha - São Paulo
Osklen - Instituto E- Rio de Janeiro
Ronaldo Fraga- Minas Gerais
Ronaldo Silvestre - Minas Gerais
Patricia Moura - Projeto Rendarte - Pernambuco
Marcia Ganem - Bahia
Kalina Rameiro - Piauí
Thiana Santos - Pernambuco
Plant Your Tree - São Paulo

Sobre cada integrante

Lourdinha Oliveira - Instituto Bantu – Pernambuco
 
Lourdinha cria acessórios feitos de sementes, coco, buriti, fibras de coco e prata reciclada. Além de trabalhar com design, criou o Instituto Bantu, projeto cultural de resgate social que capacita jovens carentes das escolas públicas de Pernanbuco. Um projeto superbacana que ensina jovens com poucas oportunidades e usa a criação como agente de transformação.

Luciana Galeão - Comunidade Morro Alto da Sereia – Bahia

A estilista Luciana Galeão busca sua fonte de inspiração nos livros de arte, arquitetura e nas suas origens. Um trabalho personalizado que oferece peças únicas.  Há uma mistura de tecidos e detalhes que transformam as roupas em verdadeiras preciosidades. Luciana cria estampas e explora a geometrização da forma. A intenção é fazer uma relação entre arte e moda, e não é que essa baiana consegue?! Paralelo a produção, a estilista criou com o marido a cooperativa no bairro Morro Alto da Sereia. O projeto tem como desígnio visar a valorização do trabalho, a redução de preconceitos étnicos, sociais e raciais, além de gerar emprego para as mulheres da comunidade.

Flavia Aranha - São Paulo

Flávia Aranha destaca-se por propor uma moda Eco Chique. No início da carreira, a estilista buscava produzir roupas sem uma preocupação comercial. A paulistana começou sua relação com a moda através de tingimentos naturais. Seu trabalho é composto por tecidos orgânicos e pigmentos naturais. Em julho de 2010 a brasileira participou da feira de moda sustentável que aconteceu em Berlim para expor e desfilar suas peças de Thekeyto. Flavia desenvolve uma parte de seus tecidos com comunidades em Pirenópolis e Goiás.

Osklen - Instituto E- Rio de Janeiro

O estilista Oskar Metsavaht criou, em parceria com biólogos e ambientalistas, o projeto e-fabrics para a conscientização ambiental. Um selo, emitido pelo instituo, para certificar que as matérias-primas retiradas do meio ambiente não afetam a natureza ou seres humanos. O instituo é concedido a matérias sustentáveis, e nas produções utilizam tecidos reciclados ou reutilizados, tecidos em algodão orgânico, couros alternativos, fibras naturais, tecelagem natural e látex natural da Amazônia.

Ronaldo Fraga- Minas Gerais

A mistura da cultura brasileira com o mundo contemporâneo transparece nas peças de Ronaldo Fraga. O estilista, que adora fazer relação de arte com moda, recebeu uma comenda da ordem cultural em 2007, prêmio concedido à personalidades que dão corpo à cultura Brasileira. Além de ser homenageado, foi a primeira vez que a moda foi tratada como instrumento de reafirmação cultural pelos órgãos do governo federal. Além da marca própria, Ronaldo desenvolve projetos de geração de emprego e renda com reafirmação cultural em cooperativas e comunidades ligadas a industria de confecção.

Ronaldo Silvestre - Minas Gerais

O envolvimento de Ronaldo Silvestre com a moda começou na infância, quando reaproveitava tecidos usados no trabalho de sua mãe para fazer brinquedos. Com marca própria, o estilista mineiro tem uma visão peculiar da moda. Ricas em cores e formas, suas peças são ao mesmo tempo sensuais e femininas, além da moderna linha masculina. E não é só no mundo fashion que Ronaldo Silvestre trabalha. Ele desenvolve trabalhos sociais em Minas, como o “Tecendo Itabira”, com objetivo de realizar um artesanato com identidade itabiana. O projeto é formado por mulheres da cidade que utilizam materiais reciclados como garrafas PET, jornais, sacos de cimento e caixinhas de leite.

Patricia Moura - Projeto Rendarte – Pernambuco

As Biojóias ou Ecojóias de Patrícia Moura refletem o estilo de vida que a designer gosta de levar. Sua principal inspiração é a vida natural. Ela cria acessórios femininos a partir da matéria-prima sem agredir o meio ambiente. Sempre com itens coloridos, Patrícia preza por objetos que transmitem felicidade e a imensa vontade de viver. Além da marca, a designer é voluntária do Projeto Rendarte – espaço que promove cursos e oficinas para pacientes em tratamento no Hospital de Câncer de Pernambuco - com objetivo de discutir ideias e ações para uma moda mais justa e sustentável, além de educar, informar e transformar vidas.

Marcia Ganem – Bahia

Unindo moda, cultura e joalheria, as peças de Marcia Ganem buscam refletir o universo da dança, das artes plásticas e da religiosidade.A inspiração da estilista baiana vem de elementos naturais com a união de novos elementos, como a fibra de poliamida, para dar um ar de modernidade ao seu trabalho. Uma das marcas registradas de Márcia é a técnica de aplicação de pedras e gemas nas roupas.

Kalina Rameiro – Piauí

Dona de uma imaginação sem fronteiras, a artista plástica piauiense se inspira no universo familiar e na infância. Bolsas, acessórios e jóias em prata são feitos a mão com materiais ecológicos como a taboa, o fio cru e a tecelagem. Para Kalina, a arte é a oportunidade de expressar através de sentimentos o que ela não é capaz de colocar em palavras.

Thiana Santos – Pernambuco

O trabalho da estilista pernambucana une sustentabilidade, moda e arte. Thiana mostra que é possível fazer um trabalho sofisticado através da reciclagem. Ela reutiliza as garrafas pet para desenvolver produtos artesanais cheio de estilo. Para ela, o papel do designer é importante para conscientizar o consumidor, dessa forma, desenvolve produtos que aliam compromisso com as questões ambientais com sofisticação.

Plant Your Tree - São Paulo

O projeto Plant Your Tree nasceu em 2005 com a ideia de plantar árvores através de um clique. Além de reflorestar áreas devastadas, os fundadores têm como princípio melhorar a qualidade de vida nas comunidades. Com isso, executam projetos de reflorestamento e promovem a difusão genética da flora e da fauna.

A maioria deles estará presente no Palácio Capanema e vamos comemorar juntos essa Nova Era da Moda, mais conectada com nossos tempos.

Bjs
Chiara

_________________________________________________________________________________













































À moda de Recife

Refazenda, Patrícia Moura, Thiana Santos, Maria Ribeiro, Káthia Costa Pinto… muitos nomes da moda e design sustentável do país, já celebrados no exterior, são de Recife. E não pense que é de hoje: essas grifes têm uma longa estrada na criação de peças que aliam beleza com compromisso socioambiental — muitos começaram anos antes da palavra sustentabilidade se tornar moda (literalmente!)

Refazenda: há mais de 15 anos cria uma moda sofisticada com compromisso socioambiental. Vestido disponível do Espaço MODA DO FUTURO.
  Convidei a querida designer de biojóias Patrícia Moura, cujo trabalho incrível  pode ser visto em São Paulo no Espaço MODA DO FUTURO,  para nos contar sua visão do Moda Recife, evento que fez a capital pernambucana ferver no mês de novembro. E em seu delicioso texto percebemos porque além de pólo de moda sustentável, Recife também é um dos cenários culturais mais democráticos do Brasil.
Com a palavra, Pat Moura. 
“O Moda Recife é um dos dez maiores eventos de moda do Brasil e, com toda certeza, o mais democrático e inclusivo de todos. Ninguém precisa de credenciais ou convites para conferir os dois dias de desfiles que apresentam a moda pernambucana. Assim, estima-se que 30 mil pessoas passaram nas margens do belo Capibaribe para conferir a programação do evento.
No ano passado, minhas criações desfilaram compondo os looks da Kikorum. Já  nesta terceira edição, acontecida em 25 e 26 de novembro, recebi o convite do Ricardo Coller, diretor da Casa de Produção e produtor do evento, para uma mostra de minhas criações  juntamente com a artista plástica Thiana Santos e a arquiteta e designer Katia Costa Pinto —ambas, nomes de peso no cenário da decoração, moda e arte pernambucana. Thiana eu já conhecia por seu trabalho incrível com o reuso de garrafas pet, tanto na decoração, quando nos acessórios de moda. Katia é famosa não só por seus conceituados projetos arquitetônicos e pela valorização da cultura e artesanato pernambucanos, mas também por sua capacidade criativa na produção de acessórios de moda exuberantes e de extremo bom gosto.  Em comum,  nós três envolvemos comunidades e/ou trabalhos sociais em nossas criações; usamos materiais diferenciados e somos comprometidas com o meio ambiente. E resultado do conjunto da obra da MOSTRA “Expressões”, com o trabalho de nós três, não poderia ser outro: ficou ótimo!  Cada uma com seu estilo próprio, mas em perfeita harmonia com o grupo…


Katia Costa Pinto, Thiana Santos e Patricia Moura: artistas de Recife que aliam design, sofisticação e compromisso socioambiental



Mostra "Expressões"



Peça de Katia Costa Pinto para "Expressões"



Biojóia Patricia Moura, com flores de sisal produzidas por sua aluna no Projeto Rendarte Marilena Araújo.



Peça feita com reutilização de pet assinada por Thiana Santos.

Inaugurando a terceira edição do Moda Recife com a palestra Ser Sustentável com Estilo, a eco estilosa Chiara Gadaleta, antes de começar a falar, se deparou com o pessoal do Cine Chinelo levando seu protesto à passarela porque, segundo o líder do grupo, o espaço agora ocupado pelo Moda Recife, tinha sido reservado para o evento deles. Muita gente, inclusive eu, achou que o protesto era performance. Subiram na passarela acompanhados da elegância da democracia, encontraram a elegância da Chiara abrindo espaço para a palavra deles e foram embora depois do recado dado. Sem traumas. Eu nunca vi protesto e protestantes tão charmosos. (Adorei!)


Protesto "fashion"

A palestra da Chiara, foi, sem dúvida, um dos pontos altos do evento. A forma como ela abordou a sustentabilidade na moda e a inclusão social que ela proporciona, numa dinâmica diferenciada, palavras ilustradas com a realidade dos projetos e trabalhos de criadores de vários pontos do Brasil, nos deu a certeza de que não estamos sozinhos, somos muitos e precisamos estar em fina sintonia. O público adorou.


A stylist e apresentadora Chiara Gadaleta

Marília Carneiro abriu a segunda noite com sua palestra sobre moda de novela e foi bacana saber de que forma ela prepara e veste os personagens que marcam a vida e influenciam tanto a moda do povo brasileiro. Simpáticas e muito aplaudidas, Guilhermina Guinle, desfilou Grendha e Isabela Fiorentino, convidada especial da Handara. Lindas.
Os desfiles mostraram que Pernambuco, além viver uma cultura efervescente, seja na literatura, música, artes plásticas, gastronomia, é também muito fashion. Vi muita coisa bonita, mas top para mim foi a grife  Macarius apresentando uma linda coleção de peças em renda renascença, a Sá.Maria, com sua coleção em linho, super feminina, exuberante e limpa e a Club Noir mostrando a coleção linda de alfaiataria. Walério Araújo desfilou conceito. Brincou com nossas lembranças de infância.
Senti falta de marcas como a Refazenda, Prazeres Accioly, Preta da Cor, Lourdinha Oliveira (Instituto Bantu,) marcas que faz moda com muito conceito, estilo e preocupação sócioambiental. Em resumo, foi  um super evento, lindo, mas as referências à moda consciente e sustentável basicamente se resumiram à palestra da Chiara e a mostra Expressões. Queria sentir mais comprometimento das marcas que subiram na passarela. Acho que podemos mais, muito mais. Já sei que Ricardo Coller e sua Casa de Criadores têm planos bem bacanas para 2011quando será também o ano mundial das florestas. Não vejo a hora”.

1 Resposta para “À moda de Recife”

  1. Lucianadezembro 7, 2010 às 5:02 pm
    Um post substacioso! Adorei o Trabalho da Patricia Moura (o que é de lindo aquele colar vermelho em forma de folhas!) e da Thiana Santos. Espero vê-los em breve no Espaço Moda do Futuro! Quando tiveres um tempo dá um pulo no meu blog… postei umas fotos bonitas e estou com aquele vestido da Refazenda…
    Parabéns a todas estas brilhantes mulheres sustentáveis!
________________________________________________________
Agenda Cultural do Recife

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2011


Thiana Santos apresenta um olhar diferente para o “lixo urbano”


Por: Erika Fagra | Fotos: Divulgação

Há pouco mais de sete anos, surgiu na cidade um conceito ecológico de como elaborar roupas (de algodão cru), acessórios (biojoias, pet) e objetos de decoração para casa (com madeira de demolição). Uma tarefa nada fácil se levarmos em consideração que os designers tinham como desafio não apenas aprimorar novas técnicas para desenvolver as peças, mas também um papel importante na reeducação de uma clientela que não era acostumada com o consumo consciente.


Apropriando-se da proposta inspirada no Movimento dos Três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a designer Thiana Santos iniciou, em 2006, suas produções, tendo como matéria-prima, descartes de lixo urbano. “Vi na garrafa pet a possibilidade de desenvolver novas técnicas que me possibilitaram modificar a sua textura e sua composição, com o objetivo de desenvolver produtos inovadores”, explica a designer e ainda afirma que a ideia de trabalhar com o pet surgiu graças a sua filha, Juana Santos, na época estudante de serviço social envolvida com discussão sobre o consumo consciente do descarte do lixo. 

Pernambucana de maior referência quando se fala em sustentabilidade com o pet, ela contribuiu para que pudéssemos deixar de lado o preconceito e tivéssemos um novo olhar para o material reutilizado. Sim, reutilizado, pois é bom frisar que existe uma diferença entre a reciclagem e a reutilização.  A reciclagem é um processo químico-industrial no qual a garrafa é triturada, derretida e processada para ser feita uma nova chapa que irá possibilitar criar um novo produto. Já o trabalho da Thiana consiste no processo de reutilização, ou seja, a garrafa é transformada na sua forma natural sem interferência industrial. Entre as suas variedades de técnicas e instrumento de trabalho está o ar quente. “Não existe uma ferramenta específica para trabalhar com esse material, fui adaptando, a petse molda através do calor, que pode ser o calor da água, do fogo ou do ar quente”, detalha.

Hoje, aos 48 anos, ela é a única designer pernambucana convidada para apresentar suas joias nas galerias: The Civic; The Hub; Walford Mill Crafts; e Flow Gallery, em cartaz até 30 de julho de 2012. Segundo Thiana, é mais fácil penetrar no mercado exterior que no de Pernambuco, mesmo assim ela nunca desistiu e declara estar sempre aberta a novos desafios, que são cruciais para o seu sucesso.

Quem vai à Mostra sustentável da Ferreira Costa, pode apreciar algumas das suas peças, entre elas as famosas luminárias elaboradas a partir do pet. Conquistas como essas são atribuídas à sua persistência e à paixão pelo trabalho herdadas do avô Valdemar de Oliveira. “Tenho no meu avô um grande exemplo de empreendedor cultural e isso tem me ajudado muito, principalmente nesse momento em que estou resgatando o acervo dele e iniciando um projeto chamado As sete façanhas de um certo Valdemar”, lembra Thiana.

Além de produtos como colares, pulseiras, anéis, luminárias, a artista vem investindo na questão da ambientação de espaços para eventos, como é o caso da decoração da parte externa do parque das esculturas no Shopping Center Recife que utilizou cerca de 6 mil garrafas, sem falar da decoração de Natal do Tribunal de Contas que em breve estará pronta para ser apreciada.   


Thiana Santos
3222.4379 | 92326273 | tianasantos.blogspot.com
 | santostiana@gmail.com


















DOMINGO, 28 DE NOVEMBRO DE 2010


Acessórios de Thiana Santos unem a sofisticação do mundo fashion à consciência da sustentabilidade

Acessórios de Thiana Santos unem a sofisticação do mundo fashion à consciência da sustentabilidade.






Thiana nos explica seu processo criativo: “Foi através de experimentações, que adaptei as ferramentas que usava para produzir as jóias artesanais, passando a usar nas garrafas, descobri que é possível modificar a forma e a textura, dando uma nova “cara” ao pet. Desenvolvi diversas texturas como: Fosca, Cristal e Névoa, aplicadas com uma máquina semi-profissional. A técnica do “sanduiche” de Pet, utilizada em alguns produtos me possibilita interferir com outros materiais como as sobras de tecidos, filetes de pet, palha entre outros. 


Mais detalhes no site: http://www.coletivoverde.com.br/acessorios-sustentaveis/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+coletivoverde+%28Coletivo+Verde+-+Produtos+Ecol%C3%B3gicos%2C+Moda+e+Design+Sustent%C3%A1veis%29


POSTADO POR: JÚNIOR, Jairo















____________________________________________________________
    
20/11/10
Expressões de sustentabilidade no Moda Recife 2010
Por: Flaviano Quaresma - flaviano@leiamoda.com.br
Divulgação
Expressões de sustentabilidade no Moda Recife 2010
Kátia Costa
A parceria do Moda Recife 2010, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro próximos, com o Shopping Paço Alfândega, garante a montagem da exposição Expressões. Nela, as designers Thiana Santos, Kátia Costa Pinto e Patrícia Moura apresentam todas as expressões de sustentabilidade em peças fantásticas. Dois dias para conhecer, se surpreender e comprar (claro!) as peças em exposição.

A irreverência é o forte da Kátia Costa. “Apresentamos peças elaboradas com materiais distintos e inesperados, de sementes a garrafas pet até mesmo a bucha de encerar carro”, revela. “A matéria prima, quando trabalhada com o bom acabamento e design arrojado, transcende os preconceitos dos que estão acostumados com o luxo. Aliás, o luxo está intrínseco também no comportamento das pessoas, e o que você usa diz muito sobre o que você é e pensa”, completa.

Para a exposição 12 looks vão ser montados e estarão no hall do shopping com entrada gratuita durante os dois dias de evento, inclusive, no horário de funcionamento do shopping. Já que o Moda Recife é aberto sempre às 17 horas.

“A ideia é informar que as peças podem mudar completamente qualquer visual, principalmente os mais simples”, disse Thiana Santos, conhecida pelas peças com material reaproveitados de garrafas pet.

Segundo Patrícia Moura, a exposição é para evidenciar a exuberância da mulher, que não tem medo de ser notada. “Um apanhado de flores, elaboradas com fibras naturais, interferem propositalmente num look básico”, ressalta. Patrícia Moura acaba de participar recentemente do Vancouver Eco Fashion Week, onde é reunido muitos designers de biojoias de várias partes do mundo.

Expressões no Paço Alfândega - 25 e 26 de novembro de 2010Hall
Recife Antigo

__________________________________________________________________

    
18/11/10
Mais conteúdo de Moda no Moda Recife 2010
Por: Flaviano Quaresma - flaviano@leiamoda.com.br
Philipe Sanss
Mais conteúdo de Moda no Moda Recife 2010
Nova coleção Sá.Maria, que vai estar presente na passarela Moda Recife 2010.
Já vai fazer um ano da última edição do Moda Recife, maior evento fashion ao ar livre do Nordeste. Para este ano, muitas mudanças e principalmente, mais conteúdo de Moda. Isso é o que afirma Ricardo Coller, coordenador da "festa". Em 2009, o evento foi alvo de críticas, e grande parte delas estava voltada à falta de qualidade na produção de moda nos desfiles, styling, profissionalismo dos modelos na passarela.

Em 2010, sai Governo do Estado como patrocinador, entram a Faculdade Maurício de Nassau, Jacques Janine, Grendha, Esposende e Handara. A ênfase neles tem uma justificativa plausível por parte da revista Leia Moda: sem eles, eventos como este não estaria acontecendo em Pernambuco, lugar-pólo em produção de confecção e moda, com grandes estilistas de renomes, e sem um evento de moda para mostrar o que é feito por aqui para o grande público e para a imprensa nacional.

Dos quase 40 desfiles da edição passada, em três dias de evento, para 21 deste ano, em dois dias. "Tínhamos que rever a questão da quantidade versus qualidade. Preferimos selecionar melhor as marcas e apresentar melhor refinamento na produção de moda desta edição", disse Coller. Para isso, foram convidados profissionais de fora para compor o cast do Moda Recife 2010. Um deles é o Kaio Assunção, que veio de SP para assinar a coordenação geral dos desfiles. Junto com ele, Ander Oliveira e Ana Parisi (do Recife) na produção de styling. A Beleza fica por conta da equipe da Jacques Janine que vai revezar entre profissionais daqui e de Sampa. E na passarela 2010, dos 40 tops, 18 são da agência Ford e Ello (SP). Todo esse cenário Coller avalia como uma fantástica oportunidade de intercâmbio de experiências entre todos os participantes do cast do evento. "Não podíamos mais engessar o evento. Em 2009, o Moda Recife foi totalmente pernambucano. Este ano, precisávamos ampliar nossos horizontes", ressaltou.

A parceria com o Shopping Paço Alfândega garante lounges de patrocinadores e vips para celebridades que marcam presença na edição 2010. No hall do shopping também vai estar montada a exposição Expressões. Nela, as designers Thiana Santos, Kátia Costa Pinto e Patrícia Moura apresentam todas as expressões de sustentabilidade em peças fantásticas.

Palestra e talkshow

A apresentadora do programa Tamanho Único, da GNT, Chiara Gadaleta, abre a programação com o "Ser Sustentável com Estilo", que vai mostrar como é possível consumir moda de forma consciente. No segundo dia e último, Marília Carneiro, consultora de estilo da Rede Globo e figurinista da novela Tititi, apresenta o talkshow "Moda de Novela", promovido pela Grendha e a Esposende. Tudo gratuito e ao ar livre na passarela do Moda Recife 2010.

Nomes de destaque na passarela e no evento
Walério Araújo, Romildo Nascimento, Manoel Ozi, Beto Lima e Renata Ramso (Blash, que antes era Clash), e os meninos da Sá.Maria. Walério reapresenta a coleção da Casa de Criadores. A atriz Guilhermina Guinle marca presença no desfile da Grendha no segundo dia.


_________________________
Terceira edição do Moda Recife reúne desfiles, palestras e exposição
http://www.diariodepernambuco.com.br/viver/nota.asp?materia=20101118163616
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
18/11/2010 | 16h36 | Programação



Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir


A terceira edição do Moda Recife, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro tem como cenário o Rio Capibaribe, na Rua da Alfândega. O evento, promovido pela Casa de Produção, com coordenação geral de Ricardo Coller,  será aberto ao público, nsem a exigência de convite como geralmente acontece em desfiles de moda. A estimativa da  organização é de que o público rotativo chegue a 30 mil pessoas.

Na passarela, vão desfilar marcas como Manoel Ozi, Club Noir, Blash, Rush Praia, Corpo Seguro, Handara, Sá Maria, Tribos, Macarius, Anunciada, Esplanada e Grendha Esposende. E entre os nomes nacionais, Romildo Nascimento, que se transformou em ícone depois de vestir o estilista japonês Kenzo Takada, e Walério Araújo, conhecido pelo humor e excentricidade de suas peças e looks exóticos que vestem famosas como Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Cláudia Leite, Adriane Galisteu, Preta Gil e Elke Maravilha.

No casting de modelos, a atriz e apresentadora do programa Esquadrão da Moda, Isabela Fiorentino, que desfila pela Handara no segundo dia do evento,  e a top Viviane Surgek, da campanha do perfume Jennifer Lopez, para a Rush Praia. As  modelos, das agências Ello e Ford Models, terão cabelo e maquiagem produzidos por uma equipe especial do Jacques Janine de São Paulo.

Na programação, exposição e palestras: a apresentadora do programa Tamanho Único (GNT), Chiara Gadaleta, fala sobre "Ser sustentável com estilo” e mostra que é possível consumir e se vestir de forma consciente. Quem prepara o público para o segundo dia de desfiles é a consultora de estilo da Rede Globo e figurinista da novela Tititi, Marília Carneiro, com o talkshow “Moda de Novela”, promovido pela Grendha e Esposende. Dentro do Paço Alfândega, exposição de biojóias de Thiana Santos, Kátia Costa Pinto e Patrícia Moura.

O stylist colaborador da Vogue Brasil, Marie Claire e Le Lis Blanc, o potiguar Kaio Assunção, é quem assina a coordenação geral dos desfiles. A decoração e ambientação do camarim das celebridades e coquetel de encerramento, exclusivo para convidados, ficam por conta do pernambucano Eider Santos.

Novos talentos
Em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, o Moda Recife desenvolveu um projeto com alunos dos cursos de moda da instituição, que irão participar da produção do evento como estagiários, aprendendo como funciona a organização dos desfiles.  E os alunos do SENAC irão expor peças criadas por eles, na passarela.

São 600m² de área construída, telão de LCD com 8mx4m de alta definição, passarela com 20 metros de extensão por três de largura, 20 seguranças por dia, além do apoio da polícia militar. No backstage, camarim climatizado com 200m², sala vip para as celebridades, serviço de Buffet e lounge dos patrocinadores, montado no salão principal do Paço Alfândega.

O público assisti aos desfiles em cadeiras e arquibancadas. Cerca de 100 pessoas estão envolvidas diretamente na organização do evento, e 250 indiretamente. Cerca de 500 mil reais foram investidos na produção do evento. A Prefeitura do Recife é co-realizadora do evento e empresas como o Paço Alfândega e Sebrae se tornaram parceiras da Casa de Produção. O patrocínio oficial é da Faculdade Maurício de Nassau, Jacques Janine, Grendha, Esposende e Handara.

Os desfiles acontecem na Rua da Alfândega (em frente ao Paço Alfândega)
Programação:
1º Dia:
ABERTURA: Palestra com Chiara Gadaleta (apresentadora Tamanho Único - GNT) sobre "Ser sustentável com estilo"
DESFILES:
1) Blash
2) Club Noir
3) Bicho Radical
4) Rota do Mar
5) Yanomami
6) Sport Company
7) Metaurus
8) Iska Viva
9) Maria Pijama
10) Macarius

2º Dia:
ABERTURA: Palestra com Marília Carneiro (consultora de estilo da Rede Globo) sobre "Moda de Novela"
DESFILES:
1) Grendha-Esposende (com a atriz Guilhermina Guinle na passarela)
2) Manoel Ozi
3) Rush Praia (com a top Viviane Surgek na passarela)
4) Handara (com a modelo e apresentadora Isabela Fiorentino na passarela)
5) Tribos
6) Anunciada
7) Corpo Seguro
8) Esplanada
9) Sá Maria
10) Romildo Nascimento
11) Walério Araújo
_______________________________________________________________________________



Dezembro mal começou e o clima natalino já tomou conta da cidade. No Sindsep-PE não poderia ser diferente. Os preparativos para o Natal estão a todo o vapor e este ano a ornamentação trará uma novidade: tudo será feito de forma ecologicamente sustentável.


As peças decorativas estão sendo elaboradas pelos aposentados filiados ao Sindsep-PE em oficinas ministradas pela designer e artista plástica, Tiana Santos.

Tiana faz parte do Projeto Catamisto, formado por um grupo de artistas que se uniram em torno da preservação ambiental através da arte.

Os enfeites serão produzidos com garrafas pet recolhidas pelo sindicato. Serão ao todo quatro encontros, realizados nos dias 30 de novembro e 1º, 2 e 14 de dezembro, quando vai acontecer a montagem das peças.

As oficinas estão sendo coordenadas pela Secretaria de Formação. Este é um “projeto piloto” do sindicato, que pretende dar continuidade a essa atividade.


______________________________________________________________________________

Notícias

Designers se unem em prol da Sustentabilidade no Moda Recife 2010
[Direto da Redação]
A mostra “Expressões” que aconteceu durante o evento Moda Recife 2010, nos dias 25 e 26 de novembro, fez apelo à sustentabilidade com as assinaturas de Katia Costa Pinto, Thiana Santos e Patrícia Moura.



As doze peças desenvolvidas pelas designers apresentaram o estilo e característica próprios de cada uma delas. Katia Costa Pinto, que também é arquitetar, elaborou adornos para o corpo. Suas coleções priorizam a diversidade de matéria prima, estilo, forma e textura. O excesso, dosado no uso de cada elemento, é a sua característica.



Já a artista plástica Thiana Santos tem como principal instrumento as garrafas pet e as bolinhas de roll-on. Elas tomam novos rumos e se transformam em acessórios de moda, minimizando o impacto ambiental, colocando em prática o conceito de eco design.

A também artista plástica Patrícia Moura, biodesigner, tem como inspiração e base principal de seu trabalho a exuberância da matéria-prima natural, além da rica cultura das regiões norte e nordeste do Brasil. Suas biojóias e acessórios naturais são criados com compromisso social e respeito ambiental, de acordo com os princípios da sustentabilidade.


A exposição atraiu a atenção de inúmeras pessoas, entre elas Chiara Gadaleta, que prestigiou o evento e pousou para foto ao lado das peças.
Contatos:
Katia Costa Pinto: (81) 9966.7599
Thiana Santos: (81) 9232.6273
Patrícia Moura: (81) 9904.8021


Acessórios de Thiana Santos unem a sofisticação do mundo fashion à consciência da sustentabilidade


Lu Jordão - matéria Coletivo Verde
Link para a matéria http://www.coletivoverde.com.br/acessorios-sustentaveis/
terça-feira, 23 de novembro de 2010






Pet na moda ou na decoração. A reciclagem é a saída para diminuir o impacto do lixo gerado e desprezado inconseqüentemente no meio ambiente. O que seria “lixo”, nas mãos de Thiana Santos, artista plástica de Recife, torna-se um trabalho arrojado, cheio de estilo, design moderno e sofisticado, com sua assinatura forte, distinta e, cheio de suas convicções.





Peças de um bom gosto tão absurdo que levam àqueles que não acreditam na reciclagem ou reuso com beleza e classe, a refletirem sobre seus conceitos (principalmente os de consumo). Thiana nos deu uma entrevista linda tempos atrás. O resultado de seu trabalho que une sustentabilidade, moda e arte realmente é encantador.





Ela cursou Belas Artes, fez cursos de pintura em porcelana, textura em parede, ourivesaria, porém, afirma que se realizou ao descobrir habilidade para desenvolver produtos, a partir da reutilização de materiais. Ela define sua arte como conseqüência de seu objetivo de re-significar a reutilização de garrafas pet para o desenvolvimento de produtos artesanais, promovendo um resultado sofisticado e inovador. Tanto consegue que já ganhou diversas revistas, mídias significativas e, o Fashion Rio. Thiana também defende que o designer tem um papel importante nesse processo de conscientização do consumidor responsável e, por isso, tem o dever de desenvolver produtos de qualidade, aliado ao compromisso com as questões ambientais.


Thiana nos explica seu processo criativo: “Foi através de experimentações, que adaptei as ferramentas que usava para produzir as jóias artesanais, passando a usar nas garrafas, descobri que é possível modificar a forma e a textura, dando uma nova “cara” ao pet. Desenvolvi diversas texturas como: Fosca, Cristal e Névoa, aplicadas com uma máquina semi-profissional. A técnica do “sanduiche” de Pet, utilizada em alguns produtos me possibilita interferir com outros materiais como as sobras de tecidos, filetes de pet, palha entre outros.


Diversas técnicas de queima também são utilizadas, pois o pet reage de forma diferente a várias ferramentas, por exemplo, o calor através da vela é diferente do calor através de uma chapa quente. Estou sempre pesquisando, experimentando ferramentas que possam trazer um resultado diferente, um acabamento perfeito, sem utilizar produtos que possam vir a modificar a essência do material, não uso produtos químicos ou tóxicos, como as colas, tintas e vernizes, que possam prejudicar o ciclo do produto. As peças podem ainda seguir para uma empresa recicladora. O produto que faço NÃO é reciclado, e SIM reciclável. Os produtos são desenvolvidos a partir da REUTILIZAÇÃO de garrafas pet.”


Entendemos cada peça da artista plástica como uma expressão de amor à moda, à arte e ao meio ambiente. Que sirva de inspiração para todos nós. Estilo e sofisticação são totalmente possíveis na reciclagem.







Exposição Expressões faz apelo à sustentabilidade no Moda Recife




A exposição Expressões que será permanente durante a realização do Moda Recife 2010 , dias 25 e 26 de novembro, fará apelo à sustentabilidade em atenção ao consumo consciente, com assinatura de Kátia Costa Pinto, Thiana Santos e Patrícia Moura.

“Apresentamos peças elaboradas com materiais distintos e inesperados, de sementes a garrafas pet até mesmo a bucha de encerar carro”, comenta a arquiteta Kátia Costa Pinto, famosa por abastecer varias boutiques da cidade com seus colares irreverentes.


“A matéria prima, quando trabalhada com o bom acabamento e design arrojado transcende os preconceitos dos que estão acostumados com o luxo. Aliás, o luxo está intrínseco também no comportamento das pessoas, e o que você usa diz muito sobre o que você é e pensa”, completa.

Para a exposição estão previstos 12 looks, todos pensados também com a proposta de acessórios além de complemento, ou seja, colocados em primeiro plano para destacar qualquer composição básica.

“A idéia é informar que as peças podem mudar completamente qualquer visual, principalmente os mais simples”, informa a artista plástica Thiana Santos.

Segundo Patrícia Moura, a exposição é para evidenciar a exuberância da mulher, que não tem medo de ser notada. “Um apanhado de flores, elaboradas com fibras naturais, interferem propositalmente num look básico”, finaliza a designer que acabou de participar do Vancouver Eco Fashion Week.

A exposição Expressões será instalada no Paço Alfândega, no primeiro piso.




Sem convite


Aberto ao público, Moda Recife chega a sua terceira edição investindo em informação


PAOLA ARAÚJO
Folha de Pernambuco
Desfiles, palestras e uma exposição compõem o mix da grade do Moda Recife, que chega a sua terceira edição com uma proposta audaciosa: democratizar a moda. "Antes de cada apresentação será exibido um vídeo contando um pouco do processo de criação do estilista/marca. A ideia é que o público se familiarize e assimile o conteúdo", diz Ricardo Coller, coordenador do evento, promovido pela Casa de Produção.


Para participar do Moda Recife não é preciso convite, basta chegar cedo e tomar seu lugar em frente à passarela que será montada em frente ao Paço Alfândega. O evento acontece nos dias 25 e 26, a partir das 17h. "Os eventos deste segmento ainda são muito restritos, mas todo mundo consome moda. Não faz sentido", diz Fábio Nunes, da Sá Maria, que levará para a passarela a coleção Nefertite. Decotes profundos, volumes localizados, ouro e batom inspiram a compõem as 21 peças da marca.


Manoel Ozi marca a silhueta em uma leitura descontraída a estética underground da década de 1980 em "Come to my party?". Matelassê, casaquetos e comprimentos curtíssimos marcam presença lembrando detalhes que remetem a uma década de exagero. Aliás, recentemente assinou peças da Rush Praia, que desfilará neons pasteis plicados em todos os tipos de flores do jardim de sua Open garden, de Shirley Vasconcelos. O tom laranja é o protagonista da coleção, com um toque de azul "turquoise" e verde "limone".


A Clash, por sua vez, economiza no pano, acerta da criatividade e aposta em ombros marcados, transparência e aplicações. Equilibrando-se entre o maxi e o mini, a Tribos digitaliza o mar em estampas psicodélicas, usadas cuidadosamente nos drapeados fluídos de sua Fundo do Mar.


Romildo Nascimento optou pela sutileza da renda renascença de Pesqueira para dizer que o homem está ocupando o lugar da mulher. Brim, jeans e algodão completam seu repertório. Branco, preto, tons róseos e o índigo estão distribuídos nas peças. O desenvolvimento dos looks contou com a ajuda da grife Macarius, que também estará no evento.

Para encerrar a festa, Walério Araújo reapresenta coleção comemorativa a seus 40 anos, toda baseada em roupas de sua infância. Nela, peças em rosa chiclete, com tule criando camadas volumosas em saias e vestidos, e as estampas em versão floral, gráfica (na malharia quadriculada usada pelos convidados) e lúdica (bordados de picolés, cavalos de pau, nuvens, laços). A modelagem varia entre a seca e a volumosa - estruturada. Handara, Rota do Mar, Corpo Seguro e Club Noir

 Banca de estudo



Para abrir o primeiro dia do evento, a apresentadora Chiara Gadaleta (Tamanho Único, GNT) falará sobre "Ser sustentável com estilo". Já quem prepara o público para o segundo dia da maratona é a consultora de estilo da Rede Globo e figurinista da novela "Ti-ti-ti" Marília Carneiro. Ele apresentará o talkshow "Mo­da de Novela", promovido pela Grendha e Esposende, que repetem a parceria na passarela. E, completando a programação, a exposição Expressões de Kátia Costa Pinto, Thiana santos e Patrícia Moura estará montada no primeiro piso do Paço Alfândega.




Programação


Terceira edição do Moda Recife reúne desfiles, palestras e exposiçao

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


16h36 - 18/11/2010


A terceira edição do Moda Recife, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro tem como cenário o Rio Capibaribe, na Rua da Alfândega. O evento, promovido pela Casa de Produção, com coordenação geral de Ricardo Coller, será aberto ao público, nsem a exigência de convite como geralmente acontece em desfiles de moda. A estimativa da organização é de que o público rotativo chegue a 30 mil pessoas.



Na passarela, vão desfilar marcas como Manoel Ozi, Club Noir, Blash, Rush Praia, Corpo Seguro, Handara, Sá Maria, Tribos, Macarius, Anunciada, Esplanada e Grendha Esposende. E entre os nomes nacionais, Romildo Nascimento, que se transformou em ícone depois de vestir o estilista japonês Kenzo Takada, e Walério Araújo, conhecido pelo humor e excentricidade de suas peças e looks exóticos que vestem famosas como Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Cláudia Leite, Adriane Galisteu, Preta Gil e Elke Maravilha.


No casting de modelos, a atriz e apresentadora do programa Esquadrão da Moda, Isabela Fiorentino, que desfila pela Handara no segundo dia do evento, e a top Viviane Surgek, da campanha do perfume Jennifer Lopez, para a Rush Praia. As modelos, das agências Ello e Ford Models, terão cabelo e maquiagem produzidos por uma equipe especial do Jacques Janine de São Paulo.



Na programação, exposição e palestras: a apresentadora do programa Tamanho Único (GNT), Chiara Gadaleta, fala sobre "Ser sustentável com estilo” e mostra que é possível consumir e se vestir de forma consciente. Quem prepara o público para o segundo dia de desfiles é a consultora de estilo da Rede Globo e figurinista da novela Tititi, Marília Carneiro, com o talkshow “Moda de Novela”, promovido pela Grendha e Esposende. Dentro do Paço Alfândega, exposição de biojóias de Thiana Santos, Kátia Costa Pinto e Patrícia Moura.


O stylist colaborador da Vogue Brasil, Marie Claire e Le Lis Blanc, o potiguar Kaio Assunção, é quem assina a coordenação geral dos desfiles. A decoração e ambientação do camarim das celebridades e coquetel de encerramento, exclusivo para convidados, ficam por conta do pernambucano Eider Santos.


Novos talentos

Em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, o Moda Recife desenvolveu um projeto com alunos dos cursos de moda da instituição, que irão participar da produção do evento como estagiários, aprendendo como funciona a organização dos desfiles. E os alunos do SENAC irão expor peças criadas por eles, na passarela.


São 600m² de área construída, telão de LCD com 8mx4m de alta definição, passarela com 20 metros de extensão por três de largura, 20 seguranças por dia, além do apoio da polícia militar. No backstage, camarim climatizado com 200m², sala vip para as celebridades, serviço de Buffet e lounge dos patrocinadores, montado no salão principal do Paço Alfândega.


O público assisti aos desfiles em cadeiras e arquibancadas. Cerca de 100 pessoas estão envolvidas diretamente na organização do evento, e 250 indiretamente. Cerca de 500 mil reais foram investidos na produção do evento. A Prefeitura do Recife é co-realizadora do evento e empresas como o Paço Alfândega e Sebrae se tornaram parceiras da Casa de Produção. O patrocínio oficial é da Faculdade Maurício de Nassau, Jacques Janine, Grendha, Esposende e Handara.


Os desfiles acontecem na Rua da Alfândega (em frente ao Paço Alfândega)


Programação:


1º Dia:

ABERTURA: Palestra com Chiara Gadaleta (apresentadora Tamanho Único - GNT) sobre "Ser sustentável com estilo"

DESFILES:

1) Blash

2) Club Noir

3) Bicho Radical

4) Rota do Mar
5) Yanomami

6) Sport Company
7) Metaurus
8) Iska Viva

9) Maria Pijama
10) Macarius


2º Dia:

ABERTURA: Palestra com Marília Carneiro (consultora de estilo da Rede Globo) sobre "Moda de Novela"

DESFILES:

1) Grendha-Esposende (com a atriz Guilhermina Guinle na passarela)

2) Manoel Ozi

3) Rush Praia (com a top Viviane Surgek na passarela)

4) Handara (com a modelo e apresentadora Isabela Fiorentino na passarela)

5) Tribos

6) Anunciada

7) Corpo Seguro

8) Esplanada

9) Sá Maria

10) Romildo Nascimento

11) Walério Araújo


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Feira reúne tecnologia e preocupação com o futuro
Da Redação do pe360graus.com
Diversão / FestaRSSTamanho da fonteA-A+Sexta - 19/11/10 07h33, atualizado em 20/11/10 16h16Com

ideia de unir sustentabilidade e economia, Expoidea começa nesta sexta


Na construção do ambiente, o material usado é todo reciclável, e é entregue pelos próprios catadores


Programação cultural da Expoidea movimenta o Bairro do Recife

Uma feira do futuro que também oferece shows e palestras, com programação de debates, oficinas e de um festival de humor. Tudo isso faz parte da Expoidea, que começa nesta sexta-feira (19), no Bairro do Recife, e vai até o próximo sábado (27).
A Expoidea tem programação concentrada em nove espaços do Bairro do Recife: Armazéns 12 e 13 do Porto do Recife, Marco Zero, Santander Cultural, Centro Cultural Correios, Torre Malakoff, Ministério da Cultura/Regional Nordeste, Porto Digital, Canal das Artes e Rua da Moeda.

“A nossa interpretação é que é através da cultura que fazemos a revolução. Interpretar que através da cultura podemos criar um link com a sustentabilidade e com a tecnologia”, contou Robalinho.
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Os Armazéns 12 e 13 abrigam uma feira com 210 estandes ocupando um espaço de 2 mil m². Na feira, há demonstrativos de cases, divulgações de ações institucionais, rodadas de negócios e “espaços vitrines”. O foco é o novo cenário econômico e de desenvolvimento de Pernambuco.

“É um projeto ambicioso. Nove dias de programação, onde procuramos mostrar que é possível uma relação com o ambiente. Procuramos fazer uma aproximação do pensamento acadêmico com o mercado”, disse o coordenador geral da Expoidea, Rogério Robalinho (foto).
Na construção do ambiente da feira, o material usado é todo reciclável, e é entregue pelos próprios catadores. Eles comemoram a venda. Normalmente, ganham R$ 1 por quilo de garrafas pet. Desta vez a negociação foi diferente: eles vão ganhar 10 centavos por unidade. “Sempre que tem essa oportunidade, é bom para os catadores”, disse o coordenador da ONG Retome Sua Vida, Antônio Bezerra.
A encomenda foi feita pela artista plástica Thiana Santos. Há quatro anos ela faz arte reciclando este tipo de garrafa. Para a Expoidea, ela criou uma decoração com mais de 20 mil garrafas. Os lustres ganharam um novo estilo. Lado a lado, as garrafas vão formar uma parede que vai ser montada na entrada do evento. “As ideias vêm a partir do brincar com o material. Procuro seguir o conceito do descarte e do consumo. Ele não leva nenhum tipo de produto químico”, falou Thiana.


Exposição Expressões faz apelo à sustentabilidade no Moda Recife
botandoamaonamoda
19 19UTC novembro 19UTC 2010 at 2:35 am
Categories: Mercado, Negócios  URL: http://wp.me/pVH92-4a



A exposição Expressões que será permanente durante a realização do Moda Recife 2010 , dias 25 e 26 de novembro, fará apelo à sustentabilidade em atenção ao consumo consciente, com assinatura de Kátia Costa Pinto, Thiana Santos e Patrícia Moura.



“Apresentamos peças elaboradas com materiais distintos e inesperados, de sementes a garrafas pet até mesmo a bucha de encerar carro”, comenta a arquiteta Kátia Costa Pinto, famosa por abastecer varias boutiques da cidade com seus colares irreverentes. “A matéria prima, quando trabalhada com o bom acabamento e design arrojado transcende os preconceitos dos que estão acostumados com o luxo. Aliás, o luxo está intrínseco também no comportamento das pessoas, e o que você usa diz muito sobre o que você é e pensa”, completa.

Para a exposição estão previstos 12 looks, todos pensados também com a proposta de acessórios além de complemento, ou seja, colocados em primeiro plano para destacar qualquer composição básica.

“A idéia é informar que as peças podem mudar completamente qualquer visual, principalmente os mais simples”, informa a artista plástica Thiana Santos. Segundo Patrícia Moura, a exposição é para evidenciar a exuberância da mulher, que não tem medo de ser notada. “Um apanhado de flores, elaboradas com fibras naturais, interferem propositalmente num look básico”, finaliza a designer que acabou de participar do Vancouver Eco Fashion Week. A exposição Expressões será instalada no Paço Alfândega, no primeiro piso.

Arte, decoração e sustentabilidade
Publicado por Laboratório do Papel em Eventos - 21/09/2010 - Prorrogada até o dia 14 de Novembro 2010



“Lixo” invade Torre Malakoff e promove exposição artística
Na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, a Torre Malakoff, no Centro do Recife, será tomada por obras inesperadas a partir de matérias primas descartadas, tidas como lixo. A exposição Catamisto reunirá artistas unidos no mesmo propósito: Sustentabilidade.
A artista plástica Tiana Santos apresentará esculturas e assessórios elaborados com garrafa pet. Já Alexandre Almeida, escultura com sucata de automóvel. Wilson Luiz, escultura em mosaico com azulejos recicláveis e Charly Jadson, instrumentos de percussão com materiais recicláveis.
O ator Adriano Cabral ilustrará a noite com performance e André Soares, com pintura em banner e cartões postais.
A exposição estará em cartaz até o dia 09 de outubro/2010. E a entrada é gratuita.
Torre Malakoff
Endereço: Praça Artur Oscar s/nº, Recife Antigo, 50030360 Recife
(81) 3424-8704
_________________________________________________
Casa do Design
Thiana Santos e as 1001 possibilidades da garrafa pet

Outro dia, ao conversar com colegas de trabalho, me dei conta de que as pessoas continuam “engolindo” tendências sem, ao menos, buscar compreendê-las. É por essa razão que, da mesma forma que vêm, as tendências vão embora: bem rápido.
A questão da sustentabilidade não pode ser passageira, já que está na pauta da sobrevivência do planeta. Mas quando se fala em reutilização de materiais, há quem corra léguas e com motivos. Explico: quem já não se deparou com “objetos” feitos com embalagens e outros materiais que conseguiram ficar piores do que antes, quando estavam prontos para serem descartados? Muitas vezes tudo que se faz é apenas tornar o lixo ainda mais prejudicial à natureza. E aí a criatividade é infinita: vale usar garrafa pet, lata de alumínio, caixa de papelão, vidro, tinta, cola… Considero isso uma irresponsabilidade desmedida, sobretudo porque ajuda a dificultar uma tomada de consciência ambiental. Nada a ver com o trabalho da artista plástica e designer pernambucana Thiana Santos, que há anos vem pesquisando sobre o (re)uso de garrafas pet em objetos como luminárias e bijuterias.Com um olhar elegante, Thiana transforma o que antes ia para o lixo em peças criativas e muito, muito bem resolvidas. O segredo estaria em não apenas “obedecer” a matéria-prima, mas saber que é o designer que está no comando. Para isso, Thiana inventou diversas técnicas para valorizar seu material, no caso a garrafa pet, moldando-a e cortando-a de diversas formas, e até alterando sua coloração original.

Broche feito com garrafa PET por Thiana Santos: matéria-prima transformada
Tudo para atender ao que ela, como designer, planeja. É preciso chegar junto para perceber que se trata da embalagem. E não seria esse o pulo do gato? Provocar no espectador a dúvida: é ou não é?
Mais sobre Thiana Santos, que é uma das selecionadas da Bienal de Design de Curitiba, no blog www.tianasantos.blogspot.com

Peça da designer pernambucana na passarela do Fashion Rio 2008
































O ateliê da designer, que fica no Recife


A designer já misturou PET com sementes: pesquisa para encontrar a melhor solução






Luminária Cabelo de anjo, também com pethttp://www.casadodesign.blog.br/index.php
_________________________________________________________

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

reúso e sustentabilidade
A artista plástica, Tiana Santos, transforma fitas de garrafa pet em acessórios de moda e luminárias. ela explica porque escolheu trabalhar com pet:

" Consciente que a garrafa plástica é um componente do lixo conteporâneo que leva mais de 100 anos para se decompor, iniciei, desde 2006, um trabalho de pesquisa para desenvolver técnicas e ferramentas adequadas para trabalhar com esse tipo de material"

Postado por Técnicas de Impressão às 17:58 1 comentários
 
Link para o blog
http://ifpeproducaografica.blogspot.com/
____________________________________________________________


Programa O Melhor no Nordeste
TV Tribuna - Rede Record
Apresentação - Rhaldney Santos
Exposição Catamisto - Torre Malakof
24 Setembro
http://www.youtube.com/watch?v=IU1UD3zQe94&feature=email

agenda cultural - Exposição Catamisto - fotos, etc...

--
______________________________________________________________

 Luminária Enroladão. Assinada por Tiana Santos, a peça é feita com garrafas PET coletadas por cooperativas. Lavável e reciclável, mede 40 cm de diâmetro e é indicada para lâmpadas frias de 20 watts. Preço: 600 reais.


 
http://casa.abril.com.br/planeta-casa/cat-produtos.shtml
______________________________________________________________

Blog Social 1


A artista plástica pernambucana Thiana Santos recebe na noite desta terça (5) em São Paulo o prêmio Prêmio Planeta Casa 2010 pela criação da luminária ...

jc3.uol.com.br/.../thiana_santos_recebe_premio_80755.php
 
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogsocial1/canais/notas/2010/10/05/thiana_santos_recebe_premio_80755.php
 
Nota Thiana Santos: Para mim, realmente foi um prêmio, ter sido selecionada entre tantos inscritos e figurar como finalista. Não foi desta vez que pude ir pessoalmente encontrar os organizadores da revista Casa Cláudia, mas fui muito bem representada por Denise Rodrigues, minha prima que reside em São Paulo. Agradeço a todos que torceram por mim e espero que no próximo ano, seja criada uma categoria de Design Artesanal Sustentável, para que possa concorrer com outros produtos que não seja os da linha de produção industrial, acredito que assim fica mais justa a avaliação.  
_________________________________________________________________


Quinta - 23/09/10 18h29, atualizado em 23/09/10 18h30

Exposição traz obras inesperadas na Torre Malakoff

Mostra "Catamisto" reunirá artistas unidos no mesmo propósito: Sustentabilidade, a partir desta sexta (24)
Da Redação do pe360graus.com

Nesta sexta-feira (24), a Torre Malakoff, no bairro do Recife, será tomada por obras inesperadas a partir de matérias primas descartadas, tidas como lixo. A exposição Catamisto reunirá artistas unidos no mesmo propósito: sustentabilidade.
Divulgação
A artista plástica Tiana Santos apresentará esculturas e assessórios elaborados com garrafa pet (foto). Já Alexandre Almeida, escultura com sucata de automóvel. Wilson Luiz, escultura em mosaico com azulejos recicláveis e Charly Jadson, instrumentos de percussão com materiais recicláveis.
O ator Adriano Cabral ilustrará a noite com performance e André Soares, com pintura em banner e cartões postais.
A expo estará em cartaz até o dia 09 de outubro. E a entrada é gratuita.


______________________________________________________________

 fragmentais
de natalia turini

Thiana Santos - Artista Plástica · Nova loja, novos desafios! Prazeres Accioly & Designers - A nova loja Prazeres Accioly & Designers, já está funcionando no Paço Alfandega. Além das produções de acessórios e decoração de Prazeres ...

fragmentais -
http://fragmentais.blogspot.com/
______________________________________________________________
 
www.leiamoda.com.br

[16/09/10]

Bienal Brasileira de Design seleciona Thiana Santos e Prazeres Accioly


As designers representarão Pernambuco na mostra

A terceira edição da Bienal Brasileira de Design, que acontece até 31 de outubro, está contando com a presença das pernambucanas Thiana Santos e Prazeres Accioly. O evento, de característica itinerante, está em Curitiba desde o dia 14, abordando o tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”, sob a curadoria da jornalista e escritora Adélia Borges.

As aplicações inesperadas da designer Prazeres Accioly apresentarão peças produzidas manualmente em teares, com matérias primas básicas da natureza, de manejo sustentável ou de resíduos em reuso. A diversidade de materiais abrange da seda ao couro e algodão, passando pela piaçava, palha até aos fios de cobre. Com cores fortes e composições em xadrez ao estilo junino, a inspiração chega à Savanah com características que remetem à pele animal.

Thiana Santos também é uma surpresa para o público, a irreverência da artista surpreende com a sofisticação que consegue dar às garrafas pet, através de técnicas de tratamento e do próprio Design, como a luminária Enrolão, elaboradas a partir de garrafas Pet Cristal de 2L - em forma de fitas foscas aveludadas. Assimétrica, apresenta o entorno entrelaçado aleatoriamente bem sinuoso, numa projeção arrojada e contemporânea.
Ambas as artistas apresentam particularidades exclusivas, com identidade que ressaltam o Design Pernambucano em conexão com performances artísticas do mundo. Características que serão documentadas no catálogo de registros da Bienal Brasileira de Design.

Sobre a Bienal Brasileira de Design

A Bienal Brasileira de Design é o evento cultural, empreendedor e educacional de maior relevância no país, de repercussão internacional. Concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove a Marca Brasil com o melhor da produção nacional no período.
É uma ação de políticas públicas alinhada com outras que são pertinentes ao desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico nacional. A Bienal representa o melhor da indústria nacional e a importância do design como ferramenta estratégica para a competitividade.
Os organizadores esperam receber 250 mil visitantes, não apenas designers e profissionais de áreas afins, mas a comunidade em geral. Além disso, a expectativa é que 500 mil internautas naveguem pelas exposições virtuais e elejam o produto-destaque da Bienal 2010.

Todos os direitos reservados. leiamoda.com.br 2010 http://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/impressao.php?idText=4851&secao=designup
_______________________________________________________________
BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN
por Maristela Beltrão

A terceira edição da Bienal Brasileira de Design, que acontecerá de 14 de setembro a 31 de outubro, contará com a presença das pernambucanas Thiana Santos e Prazeres Accioly. O evento, de característica itinerante, será em Curitiba abordando o tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”, sob a curadoria da jornalista e escritora Adélia Borges.http://revistaclub.com.br/coluna-social/admin/bienal-brasileira-de-design/


_____________________________________________________________
J&J
Talentos brasileiros
14/09/2010

Quando pensamos em produtos “eco” imediatamente o verde nos é arremessado a mente. Quem diria que esses acessórios são feitos de pet?!http://jjassessoria.wordpress.com/2010/09/14/talentos-brasileiros/#comment-201


____________________________________________________________
Prêmio Planeta Casa 2010
A Luminária Enroladão é finalista do Prêmio Planeta Casa 2010.






Matéria na revista Casa Cláudia - edição setembro 2010
Ver também no a lista com os finalistas no link http://casa.abril.com.br/planeta-casa/finalistas.shtml
Em breve os classificados receberão convites eletrônicos e físicos para o evento, que acontecerá às no dia 05 de outubro, às 20h, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

______________________________________________________________

________________________________________________________




______________________________________________________________


___________________________________________________________


Nenhum comentário: