quinta-feira, 20 de maio de 2010

RECICLAR OU REUTILIZAR?

É comum uma certa dúvida, sobre onde está inserido o trabalho que realizo a partir das garrafas plásticas, por isso resolvi esclarecer aqui o significado dos termos RECICLAR e REUTILIZAR. 


O termo reciclagem - originário do inglês recycle, onde re = repetir, e cycle = ciclo - refere-se ao reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para a criação de um novo produto e serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. Reutilizar é usar um produto mais do que uma vez, independentemente de ser utilizado novamente na mesma função ou não.
Mas antes da reutilização e da reciclagem, o conceito de redução é que deve ser aplicado - e ele está diretamente relacionado ao consumo consciente e necessário. Para isso, basta aumentar o tempo de vida útil dos materiais de forma que possam ser utilizados durante mais tempo, diminuindo assim a necessidade de descarte.
Conclusão: REUTILIZAR / REÚSO - Estes são os termos corretos para definição do trabalho de Tiana Santos.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Thiana, adorei seu trabalho! lindo! eu tenho trabalhado com PET e notei alguma semelhança entre nossas flores! me identifiquei muito com você! acho que os trabalhos com PET precisam ter galmour e sofisticação!
Dê uma olhadinha no meu blog!
www.euquefizsim.blogspot.com

Ana Carolina disse...

Oi, Thiana! Adorei seu blog, você está de parabéns por seu trabalho e por realmente estar fazendo sua parte por um meio ambiente mais preservado e pessoas mais conscientes. A reciclagem é realmente fundamental, mas não dá pra esquecer que antes é necessário a gente consumir de forma responsável. Bjinho!