quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Acessórios com o Pet

Desde 2006, iniciei uma pesquisa em busca de novos materiais, descobrindo o PET como nova fonte de inspiração e desenvolvi uma nova linha de acessórios, bem como me lançei no desenvolvimento de objetos decorativos, como luminárias. Este novo desafio já gerou a classificação do concurso 21º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (SP), com a luminária Névoa, e a participação na Casa Cor Pernambuco 2007 no ambiente Home Office da arquiteta Patrícia Santos, com a luminária Torre de Prata.
O diferencial deste trabalho é que este se conceitua enquanto Design Sustentável, ou Ecodesign, que tem como objetivo a concepção de produtos que sejam mais respeitosos com o meio ambiente, que causem o menor impacto ambiental negativo possível. "Procuro desenvolver um trabalho, em busca de um novo olhar, aliando as questões ambientais e sociais ao desenvolvimento de produtos sustentáveis". Em meus momentos de criação, brinco com cortes, encaixes e texturas diversas, fazendo apenas pequenas interferências com outros materiais, sempre destacando o design das peças. "Tenho como objetivo re-significar o uso de garrafas Pet para o desenvolvimento de produtos, promovendo um resultado sofisticado e inovador" .

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Tiana Santos para Melk Zda

Primeiros testes para os acessórios que vão compor alguns looks do desfile do estilista pernambucano Melk Zda no Fashion Rio 2008. Flôr de pet texturizada.

Revista SIM! - Edição especial Casa Cor Pernambuco 2007





(Clique na imagem para ler a matéria)

Revista Casa Cláudia - Casa Cor Pernambuco 2007


Contato arquiteta Patrícia Santos - (81) 3465.2476
(clique na imagem para ler a matéria)

Painel Pernambuco em Miniatura

Sempre fui desde pequena ligada as Artes. Meu avô Valdemar de Oliveira foi fundador do mais antigo grupo de teatro amador em atividade até hoje da América Latina, Teatro de Amadores de Pernambuco – fundado em 1941 (clique aqui para visitar o site do TAP).
Morei em Salvador (BA) na década de 80, onde estudei Belas Artes na UFBA (universidade Federal da Bahia), aprendi técnicas de desenho, pintura, escultura, etc...Voltando ao Recife, fiz cursos de Pintura em porcelana, pinturas especiais (textura), que pode ser aplicada em paredes, quadros e outros suportes. O quadro acima representa o mapa estilizado do estado de Pernambuco, composto com mais de 300 miniaturas do artesanato regional.

Jóias Artesanais

A partir de uma sugestão de Janete Costa (arquiteta de renome internacional e consultora do SEBRAE na área de artesanato), passei a desenvolver jóias artesanais em vez dos móbiles. Comecei a produzir colares, pulseiras, chaveiros etc. A convite de Janete Costa, participo da Fenneart como expositora no Salão Interferência desde 2001. Fiz curso de bijuteria e ouriversaria para aperfeiçoar as técnicas de acabamento e agregar valor ao trabalho.
Ao lado, matéria da Revista SIM! - edição 47 - ano 2006 (clique na imagem para ler a matéria).

Móbiles artesanais




Desde de 2001, comecei a observar as sementes, folhas e cascas, vagens e tudo mais que estivesse no chão, jogado pela natureza ao sabor do vento. Um dia resolvi fazer um móbile para decorar minha casa. Em pouco tempo minha varanda estava cheia de móbiles.