sexta-feira, 8 de junho de 2012

Palestra - Um Novo Olhar

Recorte do Boletim UNICAP -  http://www.unicap.br/assecom1/?p=31437


A reutilização das garrafas PET é tema de palestra no segundo dia do I COMEIASS

A I Conferência do Meio Ambiente e Sociedades Sustentáveis, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, recebeu na noite de terça-feira (5) a palestra da artista plástica Thiana Santos. Com o tema Um Novo Olhar, a palestrante falou sobre o trabalho que desenvolve através da reutilização de garrafas PET. Ela apresentou inúmeras fotos das belas peças que cria com o material que iria para o lixo e fez relatos da sua experiência com o politereftalato de etileno.
A primeira vista é difícil identificar do que se trata quando nomeado de politereftalato de etileno, mas quando se fala das garrafas PET logo é possível reconhecer um dos materiais que mais poluem. Por ser relativamente novo, desenvolvido em 1947 e que só chegou ao Brasil em 1988, não se sabe ao certo quanto tempo o PET leva para se decompor, mas estudos estimam que este processo não demoraria menos de centenas de anos para ser concluído por inteiro. Por esses dados levantados por sua filha que é assistente social, a artista plástica se motivou e começou a trabalhar com as garrafas PET: “Consciente que a garrafa plástica é um componente do lixo contemporâneo, iniciei desde 2006 um trabalho de pesquisa para desenvolver técnicas e ferramentas adequadas para trabalhar com este tipo de material”. Thiana diz ainda que sempre utiliza todo o material de uma garrafa. Se não utiliza todo no mesmo trabalho, guarda as sobras “para também não haver o descarte do que eu uso. O que fica realmente sem uso eu dou para os catadores”.
A artista plástica que transforma garrafas em acessórios de moda e decoração já teve a oportunidade de ter suas peças nas passarelas no desfile do estilista pernambucano Melk Z-Da. “Tenho como objetivo re-significar o uso de garrafas pet para o desenvolvimento de produtos artesanais, promovendo um resultado sofisticado e inovador”, diz Thiana. Ela disse ainda que não usa inspiração de outros materiais como projeção para a realização do seu trabalho com PET, mas “às vezes traz referências que a gente não sabe de onde vem, mas eu gosto mesmo é de brincar”, explica a artista.
A professora do curso de Ciências Biológicas e coordenadora do evento, Goretti Sônia-Silva acredita que palestras como essa ajudarão na redução do impacto ambiental: “É superimportante trazermos palestras como estas para ensinar as pessoas a como reutilizar este material (PET), que é responsável por formar a grande parte dos resíduos sólidos poluentes”.
Para os interessados no trabalho da artista plástica, é possível visualizar um pouco mais do seu trabalho e obter os seus contatos pelo seu blog: www.thianasantos.blogspot.com
Compartilhe!